O Cultivar abordou, na última terça-feira, Dia do Meio Ambiente, a importância da data para o planeta e a temática adotada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para os moradores da região dos povoados de Angico dos Dias, Baixão, Baixãozinho e Peixe, no município de Campo Alegre de Lourdes (BA).
O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado desde 1972, quando ocorreu a primeira Conferência das Nações Unidas sobre meio ambiente, reunindo ONGs e governos de todo o mundo. A partir daí, anualmente, a ONU escolhe um tema que, em 2018, é “Acabe com a Poluição Plástica”.
Ao longo da última década, de acordo com a ONU, a humanidade produziu mais plástico do que em todo o século passado. Por ano, são consumidas cerca de um trilhão de sacolas plásticas em todo o planeta e, a cada minuto, são compradas 1 milhão de garrafas plásticas.
O mais alarmante é o destino de todo esse plástico: 60% do material está descartado ao acaso, solto em lixões, por exemplo; 10% é queimado; 2% acaba nos oceanos, sendo engolido por animais, o que pode matá-los; e apenas 30% permanecem em uso nas casas, carros e fábricas.
O programa de Rádio Cultivar é produzido semanalmente há mais de cinco anos pelo jornalista Daniel Azevedo, via Comunicativa, e o radialista Carvalho Filho para relacionamento com moradores dos povoados de Campo Alegre de Lourdes na Bahia.
O conteúdo traz música, informação e utilidade pública para os moradores e aborda, entre outros temas, as iniciativas da Rede Social e do Instituto Lina Galvani, ligado à Galvani Fertilizantes, que tem uma unidade na região.
O programa é transmitido às terças-feiras, pela Rádio Serra da Capivara de Caracol, Piauí, e alcança, por meio de uma moto-som, nos povoados de angico dos Dias, Baixão, Baixão Novo, Baixãozinho e Peixe.
Confira o programa: